Balão intra-gástrico, o que é?

O balão é um dispositivo de silicone e preenchido com soro e azul de metileno na proporção de 400 a 700 ml, dependendo do tamanho do estômago do paciente.
Sua colocação é por meio de endoscopia (mesmo procedimento utilizado em exames para a detecção de problemas de estômago como úlcera e gastrite), ou seja, não há cortes. Trata-se de uma alternativa não-cirúrgica para o tratamento da obesidade e um dispositivo seguro e eficaz para a redução de peso.
.
Para quem é indicado?

A indicação de qualquer tratamento de saúde só pode ser realizada por um médico.
Existem dois requisitos principais que o balão atende:

• Pacientes com IMC a partir de 27 kg/m²

• Ou pacientes em quadros graves de obesidade que precisam emagrecer para alcançar condições clínicas para submeter-se à cirurgia.
 .
Como é feita a colocação?
O dispositivo de silicone  é inserido por meio de procedimento endoscópico (mesmo utilizado em exames para a detecção de problemas de estômago como úlcera e gastrite), não havendo cortes. É um dispositivo seguro e eficaz para a redução de peso, configurando uma alternativa não-cirúrgica para o tratamento da obesidade.

Por serem procedimentos pouco invasivos, a colocação e a retirada do dispositivo de silicone são feitas com sedação em ambiente ambulatorial ou hospitalar e o tempo de internação é de meio dia.

Quais são os resultados esperados? Existem efeitos colaterais?
A colocação do balão é eficiente para a perda e manutenção de peso, já que, ocupando um espaço no estômago, provoca uma sensação de saciedade precoce. Assim, a pessoa come bem menos e se sente satisfeita mais rapidamente.

Nunca foi registrado nenhum caso em que o dispositivo tenha se rompido dentro do estômago de um paciente. Após a colocação, em alguns casos pode-se sentir o balão no estômago, mas depois de um curto período de tempo o paciente acostuma-se com a sensação, não tendo mais desconforto.

O balão, cuja colocação envolve um procedimento sem corte com internação necessária de meio dia em clínica ou em hospital, permite que o paciente continue com as atividades normais do dia-a-dia, inclusive com atividades físicas.
.
Quais são os cuidados necessários para quem colocou?
É necessário que haja um acompanhamento multidisciplinar do paciente que passou pela colocação de balão. A equipe médica que determinará a freqüência desse acompanhamento.
Além disso, é necessário controlar a acidez do estômago durante o tratamento, com medicação específica indicada pelo médico que acompanha o tratamento.


Referência: http://www.bandaebalao.com.br/ct/tratamentos/Balao.aspx

Postar um comentário

  © Diário Magrinho

Design by Emporium Digital